Jovens que atingem a maioridade, este ano, devem realizar o alistamento militar obrigatório. O processo pode ser efetuado na Diretoria de Serviço Militar, com prioridade para o método online. A exceção é feita para casos especiais, como falta de acesso à internet ou questões de saúde. O prazo encerra no dia 30 de junho.
Para realizar o alistamento online, é necessário possuir cadastro no portal gov.br. A apresentação da carteira de identidade com CPF ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e um e-mail válido são requisitos essenciais. Caso o jovem não disponha do documento com foto, a Junta Militar aceitará certidão de nascimento e comprovante de residência.
Após o cadastro, os jovens respondem a um questionário médico e imprimem o Certificado de Alistamento (CAM). Um número de registro de alistamento (RA) é fornecido, e a data de apresentação pode ser verificada na aba “Serviços”. As Juntas do Serviço Militar gerenciam o alistamento, regularização e emissão de documentos, enquanto o Serviço Militar cuida da seleção, a designação e dispensas.
Em Caxias do Sul, segundo dados da Junta de Serviço Militar, todos os anos, cerca de 2.100 jovens realizam o alistamento. A secretária e gerente do órgão, Catarina Silva Muller, destaca que a legislação que regulamenta a obrigação impõe restrições a quem não se alista, incluindo impedimentos em matrículas, obtenção de passaporte, emprego em empresas, concursos e outros.
Em Caxias do Sul, o alistamento pode ser realizado na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Alfredo Chaves, 1.333, bairro Exposição – 3º andar do Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Mais informações pelo fone (54) 3218-6000 – Ramal 6213.