Kimberlly Nogueira dos Santos, de 21 anos, que vive no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, desde seus primeiros dias de vida, teve mais uma experiência longe da instituição. Nesta quarta-feira (18), Kika realizou o sonho de ir ao cinema. Ela é diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 1 e depende de inúmeros cuidados médicos, principalmente de ventilador mecânico para respirar. Até por isso, cada saída do hospital é necessário apoio de uma ambulância e equipes especializadas.
A sessão desta quarta, na sala de Cinema Ulysses Geremia, foi com a animação da Disney “A Bela e a Fera”. Há um ano, Kika fez sua primeira saída do hospital e segundo o médico, Leonardo Severo, o resultado foi tão positivo que motivou esta ida ao cinema. Severo comenta que essas experiências contribuem muito para a qualidade de vida da jovem. Inclusive, as duas experiências foram pedidos Kika e realizados como presente de aniversário.
Além de toda a equipe médica do hospital, familiares também participaram da sessão de cinema. Em média, a expectativa de vida de crianças portadoras de AME tipo 1 não ultrapassam os três anos. Hoje, Kika vive uma vida muito próxima da normalidade, dentro de todas as suas limitações. Ela já concluiu o ensino fundamental, comunica-se bem com as equipes médicas e tem acompanhamento 24h.
