Os atletas Marlon, Gui Teixeira, Miguel e Sasso, todos da categoria Sub-20 do Juventude, foram selecionados para realizar um intercâmbio de 30 dias no Osasuna. Onde terão a chance de vivenciar a rotina de uma equipe europeia referência no trabalho com categorias de base. Os quatro atletas iniciam viagem no dia 04 de outubro. O retorno está programado para ocorrer no dia 05 de novembro.
A ação vem sendo planejada pelas diretorias dos dois clubes há alguns meses e contou com a participação direta da agente Fifa Hellen Telles, representante institucional do Juventude na Europa. O intercâmbio também pode significar o início de uma parceria ainda maior entre os clubes, que estão localizados em regiões que compartilham inúmeras características em comum, como clima, paisagem montanhosa, cultura e vitivinicultura.
“Mais do que um acordo institucional entre os clubes, trata-se de um projeto pensado para abrir portas, compartilhar metodologias e desenvolver novas estratégias. O intercâmbio de atletas é o primeiro grande passo dessa aproximação. Nosso objetivo é conectar o tradicional DNA formador das categorias de base do Juventude à reconhecida metodologia Tajonar e, com isso, integrar formação, expertise e negócios de longo prazo. Essa parceria com o CA Osasuna consolida um modelo que gera valor não só esportivo, mas também comercial, estratégico e de posicionamento — preparando o clube e seus atletas para serem cada vez mais competitivos dentro do ecossistema do futebol”, destaca Hellen, agente fundamental para a expansão da marca alviverde no cenário europeu.
Os quatro atletas do Juventude treinarão no tradicional centro de treinamento do Osasuna, o Tajonar, localizado em Pamplona, na região de Navarra, na Espanha. O local conta com ampla infraestrutura, incluindo campos de futebol de alto padrão, academias completas para trabalhos físicos, áreas dedicadas à análise tática e ao desenvolvimento individual, além de espaços para acompanhamento psicológico e médico dos jogadores.
Graças a essa preocupação com a formação de atletas, o Osasuna tornou seu trabalho com categorias de base conhecido na Europa por meio do chamado “método Tajonar”, certificado com o título de “Excelência na formação de jovens atletas” pela Asociación Española de Normalización y Certificación (AENOR). Ao todo, foram avaliados mais de 80 indicadores, e atualmente o Osasuna é o único clube na Espanha a possuir tal distinção.
“Para o Juventude, enquanto instituição, é importantíssimo estreitar laços com um clube tão tradicional como o Osasuna. A ascensão do Juventude no mercado da América do Sul nos exige ampliar ainda mais os horizontes e abrir caminhos na Europa. Este movimento representa um passo fundamental para o crescimento da nossa marca e de nossas relações internacionais”, destaca o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio.
“São inúmeros os benefícios que este intercâmbio trará para o Juventude. Primeiro, proporcionará uma experiência única aos quatro atletas, e nossa expectativa é aumentar esse número diante de novas oportunidades junto ao Osasuna. Segundo, coloca o Juventude no radar de um clube que é absoluto no trabalho com categorias de base, reconhecido em toda a Europa. E, ainda, passamos a estabelecer uma linha direta com o mercado Europeu, abrindo uma importante alternativa para além do cenário nacional”, ressalta Jones Biglia, vice-presidente das Categorias de Base do Verdão, que completa:
“Este intercâmbio é a prova de que precisamos estar lado a lado, em parceria, com profissionais de ponta do futebol mundial. Hellen Telles está em um patamar de topo no universo do business e network esportivo, e é por meio dessas aberturas que estamos realizando este movimento”.
Marlon, Gui Teixeira, Miguel e Sasso são destaques da categoria sub-20 tanto na temporada passada, quando neste ano. Marlon, por exemplo, integrou o elenco profissional durante boa parte da temporada, sendo relacionado para jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Em agosto, fez sua estreia profissional diante do Santos, no estádio Morumbi.
“Para nós, atletas, esta será uma oportunidade única e que certamente vai nos oferecer muito aprendizado. Será uma chance importante de conhecermos outra cultura de futebol, uma metodologia diferente e, também, mostrarmos nosso futebol para um clube famoso por seu trabalho nas categorias de base. Estamos confiantes de que vamos aproveitar estes 30 dias da melhor maneira possível.”, afirma o atacante Marlon.