A União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB) sediou, na noite desta quarta-feira (12), a apresentação da nova diretoria da Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias). Com chapa única, Jaime Marchet, atual vice-presidente da entidade e representante empresarial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), assumiu como novo presidente pelos próximos dois anos. Ao seu lado, Fabiano Vergani, empreendedor na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Gelson Rech, reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), assumiram como vice-presidentes.
No início da assembleia, foi apresentado um novo vídeo institucional de Caxias do Sul, reunindo dados relevantes que servirão como referência para debates e para o planejamento de ações no município, assim como a apresentação da prestação de contas da gestão 2024/2025. Além disso, durante o encontro, o vice-prefeito Edson Néspolo fez uma série de anúncios importantes.
Em entrevista à Rádio Caxias, o novo presidente, Jaime Marchet, destacou a responsabilidade de assumir o cargo e a intenção de dar sequência às ações realizadas pela gestão anterior. Ele salientou que a administração terá como objetivo priorizar os assuntos mais relevantes, cobrando que os projetos sejam executados no menor prazo possível.
Sobre o projeto anunciado anteriormente pelo então presidente Rodrigo Postiglione, em entrevista à Rádio Caxias na manhã de quarta-feira, para ampliação do Hospital Geral na área hoje ocupada pelo Presídio Regional de Caxias do Sul, Jaime Marchet ressaltou que o tema será amplamente debatido para verificar a viabilidade, bem como as ações necessárias por parte das esferas públicas e os recursos disponíveis. Além disso, diante das atualizações apresentadas sobre o Perfil Socioeconômico, ele destacou a importância de adequações frente às mudanças em curso.
O Perfil Socioeconômico 2025 de Caxias do Sul foi publicado em português, inglês e italiano e conta com 122 páginas. O MobiCaxias nasceu com o propósito de identificar e promover ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social de Caxias do Sul. Por meio do projeto MobiCaxias 2040, a iniciativa visa planejar o futuro da cidade nas próximas décadas, com foco em infraestrutura, turismo, atração de investimentos, saúde, educação, planejamento urbano, gestão pública e segurança.
