Na última semana, foi publicado pela Central de Licitações (Cenlic) do município de Caxias do Sul, o segundo julgamento de propostas referente ao processo seletivo simplificado para gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Norte). O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), de Florianópolis, aparece como a instituição melhor colocada na licitação. A Organização de Sociedade Civil (OSC) assumiu recentemente a gestão da UPA Central de Caxias do Sul.
O Hospital Mahatma Ghandi, do interior de São Paulo, aparece na segunda colocação após o julgamento, seguida pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, com sede em Caxias do Sul. As outras três concorrentes que participaram do certame foram desclassificadas por motivos técnicos: a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), atual gestora, o Instituto Núcleo de Apoio às Politicas Públicas (INAPP) e o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano – (IBSaúde), ambas de Porto Alegre.
O prazo para as empresas apresentarem recursos à decisão da comissão da saúde se encerrou no dia 4 de fevereiro, iniciando agora o período de análise das contestações, como explica o diretor da Cenlic, Leonardo Correa.
A FUCS e o Mahatma Ghandi contestaram a pontuação em critérios técnicos recebida. Segundo o edital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o prazo de cinco dias úteis, a partir de 12 de fevereiro, para dar um veredito. O novo contrato terá vigência de 60 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período, conforme decisão entre ambas as partes.