O Instituto Elisabetha Randon (IER) e o Sindicato Patronal das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) firmaram uma parceria inédita para ampliar as oportunidades de qualificação de jovens atendidos pelo programa Florescer Iniciação Profissional. O projeto, batizado de Educamais, foi lançado oficialmente na última quinta-feira (7), na Casa Florescer, em Caxias do Sul, e conta com apoio do Instituto Hercílio Randon, Sebrae, Senai e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS).
A iniciativa posiciona o Instituto Elisabetha Randon como um hub que conecta instituições voltadas à formação técnica em áreas estratégicas da indústria. Desenhado para atender demandas tecnológicas da Randoncorp, o Educamais terá como foco os materiais poliméricos, reciclagem, pensamento circular e práticas laboratoriais. A proposta é beneficiar adolescentes entre 13 e 14 anos, oferecendo aulas teóricas, práticas e visitas técnicas em três módulos de aprendizado.
O programa inclui atividades práticas que resultam na produção de uma peça feita a partir de material reciclado, reforçando o conceito de inovação aliada à sustentabilidade. A diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa, destaca o poder transformador da educação quando se conecta com propósito, tecnologia e responsabilidade socioambiental.
As aulas iniciam em 18 de agosto na unidade Interlagos e no dia 19 na unidade Forqueta, ambas do Instituto Elisabetha Randon. O Educamais se consolida como o primeiro projeto na região a integrar diferentes entidades em um núcleo de formação com foco em polímeros, aliando capacitação profissional, inovação tecnológica e compromisso socioambiental.
Além disso, os jovens terão contato direto com a marca Composs, que desenvolve produtos inovadores em materiais compósitos estruturais. O Simplás atuará na articulação com os demais parceiros.
O Instituto Elisabetha Randon promove a cidadania e o desenvolvimento social, por meio de ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado.