O sonho de oficializar a união será realidade para muitos casais de Caxias do Sul em mais uma edição do Casamento Comunitário. A 18ª edição do evento terá as inscrições abertas a partir do dia 4 de agosto. Os casais interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 7 de novembro nos Centros Comunitários, nos cartórios distritais e na União das Associações de Bairros (UAB). As vagas são limitadas.
Um acervo de vestidos e ternos está disponível para os noivos, pajens e padrinhos, que podem provar e escolher os modelos que mais agradarem. A diretora de Cultura da UAB e responsável pelo evento, Rojane Branco, destaca que neste ano o acervo foi renovado com doações de vestidos, ternos e sapatos de lojas renomadas do setor.
A organizadora também ressalta que, neste ano, houve uma ampliação no formato de inscrições, todos os bairros representados pelos presidentes das associações comunitárias poderão receber os cadastros dos casais. Além disso, a sede da UAB estará aberta para atendimento das 14h às 17h, de segunda a sexta, e das 9h às 12h aos sábados.
Para efetuar a inscrição no Casamento Comunitário 2025, a documentação exigida varia conforme o estado civil dos noivos. Solteiros devem apresentar a certidão de nascimento. Divorciados precisam levar a certidão de casamento com a averbação do divórcio, além de um comprovante da situação dos bens. Viúvos devem apresentar a certidão de casamento, a certidão de óbito do cônjuge falecido e, caso existam bens a inventariar, uma cópia do formal de partilha.
Já os menores de idade devem apresentar a certidão de estado civil e comparecer ao cartório acompanhados dos pais ou responsáveis legais, ou então apresentar a certidão de emancipação. Além desses documentos específicos, todos os noivos e testemunhas devem apresentar documento com foto e CPF.
Na última edição, em 2024, 72 casais oficializaram a união durante a cerimônia coletiva. Neste ano, o Casamento Comunitário está programado para o dia 13 de dezembro, na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).