Abriu nesta segunda-feira (03) o processo de candidaturas para a reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O próximo período de gestão será de 2026 a 2030, a eleição será de reitor e vice-reitor. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de dezembro, na Secretaria do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira em horário comercial (8h às 11h30 e 13h30 às 18h).
Seis requisitos são expostos para que os profissionais se candidatem a um dos cargos. Entre as exigências é preciso ser professor da Universidade a cinco anos ou mais e ter título de doutor e apresentar um Plano de Gestão para a Reitoria. Os inscritos serão chamados pelo Conselho Diretor para entrevistas no dia 12 de fevereiro do próximo ano. A definição do reitor e vice-reitor será no dia 20 de fevereiro em reunião do Conselho Diretor. A posse oficial será no dia 03 de maio, tempo hábil para a transição de gestão.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, o bispo Dom José Gislon, explica que observa o processo com estima e democrático. Ele cita que o espaçamento entre as datas visa que as propostas e as chapas sejam elaboradas com cautela, além de aproveitar o final do ano acadêmico. Dom José demonstra a expectativa de que mais de uma chapa se inscreva para o processo.
O bispo detalha que o processo de eleição está seguindo as novas normas do estatuto de Fundações aprovado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, além de estar de acordo com o próprio estatuto interno da UCS.



