O Programa Minha Casa Minha Vida em Caxias do Sul já registrou mais de 3.734 inscrições de famílias interessadas em adquirir uma das 440 unidades habitacionais do Loteamento San Gennaro I e II, no bairro Reolon. As inscrições começaram em 6 de outubro e seguem abertas até 6 de janeiro de 2026. Mesmo após o encerramento do prazo, o sistema continuará recebendo cadastros de interessados, os não selecionados poderão ser incluídos em outros programas habitacionais.
As obras tiveram início em 2 de junho, e a previsão é de que as famílias contempladas sejam anunciadas em março de 2026, quando os trabalhos devem atingir cerca de 50% de execução. O prazo de conclusão é para outubro do mesmo ano. Para participar, é necessário atender a critérios como renda familiar de até dois salários mínimos, presença de pessoa com deficiência no núcleo familiar ou ser mãe solo. O peso de cada critério será divulgado até dezembro.
O secretário da Habitação, Silvio Daniel, destaca que o processo ocorre de forma totalmente online, por meio do software Habisoft, disponível no site da Prefeitura, com acesso simples e rápido. Segundo ele, o grande número de inscrições em poucos dias reflete a facilidade do sistema. Um tutorial passo a passo também foi publicado no perfil da Prefeitura de Caxias do Sul no Instagram.
As pessoas que não têm acesso à internet ou enfrentam dificuldade no uso da ferramenta podem realizar a inscrição presencialmente na Secretaria Municipal da Habitação, mediante agendamento prévio pelo telefone (54) 3218-6000, ramais 7500, 7502 ou 7512, ou pelo site de agendamentos da Prefeitura. O atendimento ocorre das 10h às 16h.
O projeto prevê a construção de dois conjuntos residenciais, um com 200 apartamentos e outro com 240, cada um com aproximadamente 51 metros quadrados e um orçamento de R$ 94,8 milhões. Cada unidade contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e área de serviço, além de espaços de uso comum, como academia ao ar livre, bicicletário, centro comunitário, estacionamento, playground e quadra poliesportiva. O terreno para a construção das unidades habitacionais foi doado pelo município.