As inscrições para artistas interessados em participar da edição de 2025 do Quindim pela Cidade estão abertas até o dia 28 de julho. Este projeto, que faz parte da itinerância da biblioteca comunitária do Instituto de Leitura Quindim, tem como objetivo levar ações literárias gratuitas a comunidades em situação de vulnerabilidade social desde 2022. Nesta edição, a iniciativa busca 30 profissionais das áreas de arte e literatura para integrar sua programação, que abrangerá 10 bairros de Caxias do Sul.
O programa é voltado para escritores, ilustradores, contadores de histórias e mediadores de leitura que sejam naturais ou residentes em Caxias do Sul, como explica o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica.
Todas as atividades ocorrerão aos finais de semana, com duração de 3 horas, e cada artista receberá um cachê de R$ 800,00 por participação.
A programação do Quindim pela Cidade contará com contações de histórias, bate-papos, oficinas, a exposição “Era uma vez”, de Ziraldo, além de um carrinho-biblioteca repleto de livros disponíveis para leitura no local. O projeto também visa promover a integração com outras ações sociais, através de parcerias nas áreas de saúde, educação e cidadania, ampliando seu impacto nas comunidades atendidas.
A escolha dos bairros será realizada por uma comissão formada por representantes do Instituto de Leitura Quindim, da União das Associações de Bairros (UAB), da Secretaria Municipal de Cultura, do Sesc Caxias e do Projeto Vivacidade.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de julho, pelo link https://forms.gle/95BLfYuNwbxxjYxS9. A lista dos 30 artistas selecionados será divulgada em 1º de agosto, e o lançamento oficial do projeto acontecerá no dia 15 de agosto, com uma celebração na sede do Instituto.
Critérios de seleção:
– Qualidade literária das obras e apresentações;
– Trajetória artística comprovada;
– Residência ou naturalidade em Caxias do Sul;
Os contadores de histórias e mediadores de leitura devem abordar temas como protagonismo feminino, cultura antirracista, memória afetiva, cultura da paz e sustentabilidade em suas narrativas.
O Quindim pela Cidade é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com execução do Instituto de Leitura Quindim e viabilizado através de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa (PT-RS).