As novas estimativas populacionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28) revelam um quadro de baixo crescimento demográfico em Caxias do Sul. Conforme o levantamento, a população da cidade chegou a 479.599 pessoas em 2025. De acordo com o superintendente adjunto do IBGE no Rio Grande do Sul, Luis Eduardo Puchalski, o município teve um aumento de apenas 0,07% na comparação entre 2024 e 2025 — abaixo da média estadual de 0,14% registrada entre os dois últimos censos (2010 e 2022).
Apesar do crescimento reduzido, Caxias faz parte dos 40% dos municípios gaúchos que ainda ampliam sua população. Puchalski destaca que por conta da força de sua economia, o município segue atraindo mão de obra jovem de outras regiões do Estado e até de fora do país. Enquanto isso, a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul já enfrenta queda populacional.
Na comparação com os grandes centros urbanos do estado, Caxias do Sul e região serrana seguem em uma posição relativamente favorável. Enquanto a capital já apresenta taxa negativa de crescimento populacional (-0,04%) e Pelotas, na zona sul, praticamente estabilizou o índice, municípios da Serra, como Bento Gonçalves, Gramado e Canela, registram aumento acima da média estadual. A Serra Gaúcha e o Litoral Norte são as regiões que mais atraem novos moradores, ao contrário da maioria das regiões do Estado, que deve registrar uma diminuição na população já a partir de 2027, explica Puchalski.
O levantamento mostra ainda que a chegada de imigrantes, especialmente da Venezuela e do Haiti, tem contribuído para manter o crescimento local. O Censo 2022 apontou que mais de 2,6 mil venezuelanos vivem em Caxias. No entanto, o município também acompanha a tendência estadual de envelhecimento da população. Enquanto a taxa de envelhecimento no Brasil é de 55,24 (pessoas acima de 65 anos para cada 100 jovens até 14 anos), em Caxias o índice já chega a 71,12.
Outro dado em destaque é a concentração urbana. No Censo 2022, apenas 3,53% da população de Caxias do Sul vivia na área rural — percentual inferior à média estadual de 12,5%. O fenômeno de saída de jovens do campo em direção às cidades é um movimento contínuo e reflete também no envelhecimento dos produtores rurais, aponta o IBGE.
Perspectivas
Com a baixa taxa de fecundidade e o envelhecimento acelerado, o Rio Grande do Sul se encaminha para uma redução populacional nos próximos anos. Em Caxias do Sul, a migração e a economia pujante ainda mantêm o crescimento, mas em ritmo cada vez menor. O superintendente do IBGE salienta que é preciso observar o cenário de perto, já que a realidade demográfica impacta diretamente no planejamento de políticas públicas para saúde, previdência, educação e mercado de trabalho.
População do Brasil cresce
O país chegou a 213,4 milhões de habitantes em 2025, segundo as Estimativas de População divulgadas pelo IBGE. O resultado representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano passado. Já a população do Rio Grande do Sul é estimada em 11.233.263 de habitantes, aumento de apenas 0,03%, o que representa o terceiro menor crescimento populacional entre os estados.
A estimativa populacional é realizada todos os anos pelo instituto, servindo de base para diversas políticas públicas, inclusive para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que define repasses de recursos federais. Essas estimativas são calculadas a partir dos resultados do último Censo Demográfico.