Com a habilitação concedida em agosto pelo Ministério da Saúde, o Hospital Virvi Ramos passou a ter autorização para realizar transplantes de córnea. O primeiro procedimento ocorreu no dia 26 de agosto, logo após a oficialização do credenciamento da instituição. O primeiro paciente atendido foi Ryan Vieira Velasques, 23 anos, recepcionista em um hotel de Caxias do Sul.
Na fila de espera desde o fim de 2023, ele apresentava dificuldade para enxergar com o olho direito, condição que, com o tempo, também começou a afetar o olho esquerdo. Apesar de ter conseguido se adaptar com uma lente especial no olho esquerdo, Velasques necessitava do transplante para recuperar a visão do olho direito comprometido. A cirurgia foi realizada pela oftalmologista especialista em doenças da córnea, Letícia Bocchese, em conjunto com o oftalmologista Walter Bocchese.
A diretora-executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, destacou a importância da habilitação para a instituição e para a comunidade, ressaltando que o avanço é motivo de grande satisfação para toda a equipe.
Com o início de setembro, um segundo transplante já foi realizado no hospital, que agora conta com bloco cirúrgico habilitado e profissionais credenciados para os procedimentos. Entre janeiro de 2015 e julho de 2025, foram realizados 150.376 transplantes de córnea no Brasil. No período, o Rio Grande do Sul apresentou desempenho expressivo, com cerca de 6.895 cirurgias.