O Hospital Geral de Caxias do Sul está prestes a colocar em funcionamento um novo equipamento de ressonância magnética de última geração. O investimento é considerado crucial pela direção da instituição, já que o aparelho anterior apresentava dificuldades de manutenção e não atendia mais às demandas do serviço. O equipamento foi adquirido através de recursos de uma emenda parlamentar de R$ 6,5 milhões destinada pelo deputado federal Maurício Marcon.
Segundo o coordenador médico do setor de diagnóstico por imagem do Hospital Geral, Tiago Viegas, o novo aparelho — de 1.5 Tesla — reúne o que há de mais moderno em hardware e software no mercado, incluindo tecnologias com inteligência artificial que permitem a realização de exames mais rápidos e com imagens de maior qualidade.
O equipamento, importado dos Estados Unidos, deverá beneficiar especialmente as áreas em que o Hospital Geral é referência no Sistema Único de Saúde (SUS), como a oncologia. Ele auxiliará no diagnóstico precoce, no tratamento e no acompanhamento pós-terapêutico dos pacientes oncológicos.
Outra vantagem será a redução da fila de espera por exames de imagem, já que o hospital atende pacientes de 49 municípios da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um público total que gira em torno de 1,2 milhão de pessoas.
No momento, o aparelho passa pelas etapas finais de instalação e homologação. O processo inclui adequações estruturais, testes técnicos e treinamento da equipe. A expectativa é que, até a segunda quinzena de setembro, o equipamento esteja plenamente em operação.