Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul vão ter mudanças nos horários de atendimento a partir do dia 3 de novembro. Os locais atualmente abrem às 7h30, mas a partir do próximo mês todos devem começar a funcionar a partir das 8h até as 17h. Hoje, as UBSs ficam abertas até 16h30. Em relação aos postinhos que tem horário estendido, devem fechar uma hora mais cedo, finalizando o expediente às 20h.
A mudança está embasada, principalmente, na economia que pode ser gerada para o município. O cálculo divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prevê uma redução de R$ 1,8 milhão ao ano. A contenção de gastos deve acontecer diante da redução de adicional-noturno, de horas extras, eliminação de períodos ociosos e menos retrabalho administrativo. A estimativa calculada é de que sejam economizadas mensalmente 82,13 horas extras.
A diretora da Atenção Primária em Saúde, Juliana Argenta Calloni explica que um acompanhamento vem sendo feito à algum tempo dos atendimentos nas UBSs para entender a frequência de procura das Unidades. Ela frisa que as ações precisam ser pensadas no melhor para os usuários, uma vez que se estão abertas precisam ter a equipe mínima de atendimento de demandas que apareçam.
Em relação ao horário de atendimento pela manhã Juliana explica que muitas vezes a primeira consulta, marcada para 07h30, registra falta por parte dos usuários. Além disso, os atendimentos a partir das 8h deve auxiliar na comodidade da população nos dias de inverno.
Conforme o levantamento feito pela SMS, na análise de dados de 2024, a maioria das demandas é atendida até as 19h. A média é de 2,21 procedimentos entre 20h e 21h e de 1,76 pacientes para consultas no mesmo horário. Esses fatores foram relevantes para a leitura de que o atendimento até as 20h mantem a qualidade oferecida pelas UBSs. As Unidades de horário estendido são do Reolon, Desvio Rizzo, Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Vila Ipê e Esplanada.
