Durante sua fala na bancada na sessão desta terça-feira (13), o vereador Hiago Morandi (PL) discursou sobre uma fiscalização feita por ele na Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul (SMTTM). O vereador afirmou faltar transparência nos serviços prestados pela secretaria, em contato com servidor, este o respondeu que não poderia repassar as informações requeridas por ele, por questões de segurança.
Hiago ressaltou os motivos que o levaram a realizar a inspeção, além da falta de transparência, denunciou também a falta de proatividade por parte dos profissionais da secretaria em prestar satisfações durante a fiscalização, de acordo com o parlamentar.
O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Elisandro Fiuza, em resposta a reportagem da Rádio Caxias, esclareceu que não há problemas em o vereador fiscalizar o trabalho da administração, mas que existem limites que precisam ser respeitados. Para ter acesso a certas informações, é necessário que o parlamentar siga os trâmites do regimento interno da câmara e da lei orgânica do município.
Fiuza ressalta ainda que a abordagem do vereador Morandi foi desrespeitosa, não apenas com ele, mas especialmente com os servidores da pasta, filmando suas atividades sem a devida autorização dos mesmos.
Além da fiscalização realizada na secretaria, em sua explanação, Morandi, também destacou uma situação ocorrida no último sábado, em que a fiscalização de trânsito abordou o Top Bus, meio de transporte iluminado que percorre pela cidade, e proibiu sua veiculação na região da Praça Dante Alighieri, mesmo que o ônibus estivesse com os documentos e autorizações necessários.