Durante anúncio ainda na sexta-feira (5), a Secretaria Municipal da Saúde informou que os estoques de sangue do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) estão em níveis baixos. Os tipos A-, B-, O- e O+ estão em estado crítico na unidade e precisam urgentemente de doações.
O diretor do Hemocs e da Central de Exames Complementares, Bruno Muner, em entrevista ao Jornal da Caxias, informou que o período do ano é crítico, pois muitas pessoas saem da cidade enquanto as emergências continuam. Acrescentou que diante do cenário o serviço buscar aumentar o estoque antes do período de férias no fim de ano.
Muner explicou que os demais tipos sanguíneos são mais comuns e contam com grande número de doadores. Ele pontuou que o sangue tem prazo de validade e não pode ser armazenado por um período grande, sendo necessário evitar o desperdício.
O diretor informou alguns critérios para doação como ser maior de 16 anos e pesar mais de 50 kg.
Doações após sete dias dos sintomas gripais e 12 horas de abstinência de álcool estão também entre as exigências. Ele destacou que as doações não transmitem doenças.
O Hemocs atende 49 municípios da região e fica localizado na rua Ernesto Alves, 2260, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, abrindo também aos sábados pela manhã. Os atendimentos podem ser agendados por telefone.
