A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Receita Municipal, iniciou nesta sexta-feira (16) a implementação do pagamento via Pix nas guias municipais. A iniciativa busca modernizar os meios de arrecadação, proporcionando mais agilidade, praticidade ao contribuinte e uma economia significativa aos cofres públicos. Atualmente, o custo com a arrecadação por meio de guias ultrapassa R$ 1 milhão ao ano. Com a utilização do Pix, a redução estimada pode superar 50% desse valor, gerando impacto direto na racionalização dos gastos públicos.
A Prefeitura optou por um modelo de cobrança com o melhor custo-benefício, o que demandou um tempo maior para a operacionalização, mas resultou em uma solução até 90% mais econômica do que a praticada por outros municípios.
O secretário da Receita, Micael Meurer explica que, apesar dos diversos testes e validações já realizados, o QR Code para pagamento ainda não aparece em 100% das guias. Isso ocorre porque a implementação está sendo feita de forma escalonada. À medida que o contribuinte acessa os canais digitais, o sistema libera a opção do Pix para aquele perfil.