Até o último domingo (27), a Guarda Municipal de Caxias do Sul realizou um total de 2.570 rondas nas represas Maestra, Dal Bó e Samuara, abordando e orientando 175 pessoas. Dessas, 81 estavam na Maestra, 66 no Complexo Dal Bó e 28 na represa Samuara. Além disso, 13 veículos foram abordados/consultados nessas áreas públicas durante esse período.
Durante as rondas habituais neste domingo, o Centro Integrado de Operações (Ciop) recebeu uma denúncia de banhistas na represa da Maestra. Três viaturas foram despachadas para o local e encontraram também pescadores. Com o grupo, foram apreendidas 18 linhas de mão, duas varas de pesca e um molinete.
Ao todo, 71 banhistas e 11 veículos foram abordados. Todos os banhistas receberam orientação e foram alertados sobre os riscos de se banhar naquela área. A Fiscalização de Trânsito foi acionada para aplicar autuações administrativas aos veículos estacionados em local proibido. Um veículo foi recolhido por estar com o licenciamento vencido.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Cesar Leandro Soares, a cada ano as rondas vêm diminuindo pois os casos também vêm em uma decrescente. Ele ressalta que a maioria das autuações ocorrem via denúncia, já que as represas são distantes umas das outras e ficam fora do perímetro urbano.
Ressalta-se que é proibido praticar banho, pesca, recreação, circular ou permanecer em áreas de preservação das represas do município de Caxias do Sul.