A segurança, não apenas dos cemitérios neste período do ano, mas também da área central da cidade, é considerada um foco de atenção pela Guarda Municipal de Caxias do Sul. Com operações intensificadas, o aumento na captura de foragidos é um dos indicadores das ações realizadas. Até o momento, foram efetuadas 66 prisões de pessoas com mandados de prisão preventiva ou condenatória.
Iniciativas de prevenção e fiscalização fazem parte da atuação da Guarda. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, a maioria dos detidos tem envolvimento com drogas e utiliza materiais encontrados em locais de fácil acesso para cometer roubos, visando a venda dos itens para sustentar a dependência química. O secretário também destacou que a integração entre os órgãos de segurança e o uso de sistemas de inteligência e monitoramento são essenciais para a captura dos foragidos.
Além disso, a demanda da população por serviços da Guarda Municipal aumentou neste ano. No primeiro semestre de 2023, foram registradas 9.975 ligações para o número 153, enquanto no mesmo período de 2024, o total chegou a 12.508 atendimentos, em grande maioria relacionados à perturbação do sossego. A recomendação é que qualquer atividade suspeita seja comunicada. Atualmente, a Guarda Municipal de Caxias do Sul conta com 152 agentes ativos em diversos setores da corporação.