Após o caso da professora que agrediu um aluno em uma escola de educação infantil em Caxias do Sul, um grupo de pais se reuniu para buscar melhores medidas de segurança dentro das instituições. Um abaixo-assinado foi lançado para solicitar que as escolas tenham monitoramento por câmeras e que os pais e responsáveis tenham o acesso simultâneo das imagens.
A profissional de Marketing, Paola Vieira foi quem começou com a iniciativa da lista online que agora reúne milhares de assinaturas e um grupo com cerca de 150 pais. Ela relata que após a divulgação do caso, ela, como mãe, e outros conhecidos ficaram assustados com o acontecimento. Paola reflete que, mesmo com câmeras, a professora não ficou inibida e realizou a agressão, por isso seria necessário o acesso simultâneo dos responsáveis.
Para dar mais validade ao pedido, o grupo de pais está buscando o apoio de parlamentares para a proposição de projetos de lei. Até o momento são quase três mil assinaturas coletadas, a meta é atingir, no mínimo, 10 mil pessoas apoiando a causa. A partir disso, o grupo pretende apresentar os dados na Secretaria Municipal de Educação (Smed) e para o prefeito municipal em busca de ter o pedido atendido.
A assinatura do documento é online, por meio de um link (https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR153473) e não são solicitados dados pessoais como números de documentos.
A ideia do projeto é iniciar com as instituições de ensino infantil, mas expandir o alcance dos monitoramentos até mesmo para escolas públicas municipais e estaduais no futuro.