Um dos destinos turísticos mais emblemáticos da Serra Gaúcha, está se preparando para receber cerca de 2 milhões de turistas durante o “Natal Luz”, que ocorre até o dia 19 de janeiro. O evento, que já é uma tradição nacional, vem com uma programação especial este ano e com grandes expectativas, especialmente, após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que facilitou o acesso à cidade.
Conforme o Secretário Municipal de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, a cidade viveu momentos desafiadores nos últimos meses devido à interrupção do fluxo aéreo e rodoviário causados pelas enchentes que atingiram a região.
“Vivemos um cenário difícil, mas hoje a cidade está retomando o seu fluxo turístico, com acessos totalmente normalizados, tanto por Porto Alegre quanto por Caxias do Sul”, afirma Reginato.
Ele destaca que a economia de Gramado, que depende 86% do turismo, sentiu o impacto da redução no número de visitantes, mas que já se vê um alívio com o retorno gradual dos turistas. Até o momento, segundo o secretário, a cidade alcançou cerca de 70% de ocupação hoteleira, que deve crescer, ainda mais, com a chegada das festividades de fim de ano. Conforme Reginato, a expectativa é que a ocupação atinja 100% durante o período de Natal e Ano Novo.
O secretário ainda garante que o “Natal Luz” de 2024, que começou no dia 24 de outubro, já conta com algumas novidades. Segundo Reginato, o grande destaque é a volta do desfile de Natal às ruas, na Avenida das Hortências, onde o evento teve início nos anos 2000, antes de ser transferido para o Expo Gramado em 2012. O desfile retorna este ano a pedido da comunidade local e promete encantar turistas e moradores, com acesso gratuito em algumas áreas. Outro grande atrativo é o espetáculo de acendimento das luzes da cidade, que acontece todos os dias, às 20h, na Avenida das Hortências. Acompanhado de um show de luzes dançantes, o evento é gratuito e marca o início da programação noturna da cidade.
O secretário destaca que a cidade também conta com o tradicional espetáculo “Nativitate”, uma ópera ao ar livre realizada, no Lago Joaquina Rita Bier, com apresentações de dança, teatro, pirotecnia e músicas interpretadas por tenores. Este evento ocorre às quintas e sábados. Inclusive, este ano, o tema do Natal Luz é “acolhimento”, com ênfase na inclusão. Neste sentido, o secretário conta que foram instaladas cabines acessíveis para pessoas com transtorno do espectro autista, permitindo que esse público também aproveite as atrações de forma confortável e segura.
Além dos espetáculos principais, Gramado oferece uma série de atrações gratuitas, como a Vila de Natal, na Praça das Etnias, onde os visitantes podem desfrutar de apresentações artísticas, o artesanato local e visitar a Casa do Papai Noel. A Rua Coberta também recebe uma programação diversificada, com música e teatro para todos os gostos.
Os ingressos para os espetáculos pagos ainda estão disponíveis, e podem ser adquiridos de forma facilitada pelo site oficial do evento . A programação segue aos seguintes dias: *Desfile de Natal* nas quartas, sextas e domingos, e o “Nativitate” às quintas e sábados. Os shows de acendimento acontecem todos os dias às 20h, com a cidade completamente iluminada para encantar os visitantes. Com as expectativas de um movimento crescente de turistas, Gramado se prepara para um dos mais grandiosos espisódios do “Natal Luz” de sua história, trazendo esperança e celebração após os desafios enfrentados no último ano.