O governador Eduardo Leite (PSDB) e uma comitiva formada por 21 secretários e assessores técnicos, além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), chegaram na semana passada aos Países Baixos, nome oficial dado à Holanda. A missão internacional tem como objetivo buscar soluções eficientes para a prevenção e gestão de enchentes.
Esta semana, o grupo participa de visitas técnicas e reuniões com autoridades locais. Entre os compromissos, foram realizados encontros em Rotterdam, cidade referência em resiliência climática, e visitas ao projeto Room For The River ou apenas “espaço para o rio”, que revolucionou a gestão de enchentes no país. Adotado de diferentes formas e respeitando as necessidades de cada região, a iniciativa envolve tempo de estudo, recursos, gerência para ser construído e para a posterior manutenção.
Durante a visita à Netherlands Enterprise Agency (RVO), agência governamental responsável por projetos de infraestrutura e gestão hídrica, Leite destacou que, além das soluções técnicas, a governança é fundamental na defesa climática.
Segundo o governador, é necessário pensar em soluções específicas para cada localidade do Rio Grande do Sul e trazê-las como possíveis projetos para o Estado.
Os Países Baixos intensificaram investimentos em gestão hídrica após a grande enchente de 1953, que deixou cerca de 1,8 mil mortos. Desde então, desenvolveram estratégias inovadoras para proteção e dispersão da água. A missão oficial segue até 26 de fevereiro, incluindo visitas a projetos de referência, encontros com especialistas e um intercâmbio de conhecimentos sobre prevenção de enchentes e adaptação climática.