Na manhã desta quinta-feira (28), ocorreu no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), o Fórum de Competitividade, que foi dividido em três painéis e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e empresários da região.
O fórum teve como pano de fundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento mostra avanços do Rio Grande do Sul em áreas como potencial de mercado, capital humano, inovação e segurança pública, em comparação a 2016, que garantiram a subida do Estado da nona para a quinta posição no ranking, em relação às outras unidades federativas.
O presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, avaliou o evento.
Quem também marcou presença no Fórum foi o governador Eduardo Leite, que fez uma apresentação do trabalho do Governo do Estado em diferentes áreas como educação, cultura e turismo. Após seu pronunciamento, Leite concedeu entrevista coletiva à imprensa. Ele comentou sobre a questão das duplicações de estradas da Serra Gaúcha, como a Rota do Sol.
Leite afirmou que o governo deverá fazer um ajuste no cronograma das obras de duplicação.
Ao final da coletiva,o governador comentou sobre a migração do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, do PSDB ao PSD, tal como ele fez, avaliando como positiva e afirmando que a idéia do PSD é firmar o partido como uma força política no cenário estadual.
