A instalação do novo grupo de trabalho foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares na última semana. De autoria coletiva, a principal proponente foi a vereadora Marisol Santos (PSDB).
De acordo com o requerimento, o município conta com o Fórum das Cozinhas Solidárias de Caxias do Sul, que articula diversas iniciativas e atende 27 mil refeições mensais, destinadas à população em situação de vulnerabilidade. A instituição executa um trabalho de caráter voluntário, solidário e coletivo.
A criação da frente buscará, entre outros pontos, promover o debate público sobre a erradicação da fome e da insegurança alimentar; negociar iniciativas com setores da sociedade civil, conselhos e movimentos sociais; acompanhar e propor políticas públicas de segurança alimentar no município; fortalecer o diálogo de forma transparente e participativa.
Marisol informa que a criação do novo grupo atende pedido dos integrantes do Fórum. Ela explica que a Frente ajuda institucionalmente a Câmara de Vereadores a demonstrar a importância que as cozinhas solidárias têm para a cidade.
A parlamentar relata que depois da aprovação, a Mesa Diretora encaminha documento para todas as bancadas requerendo aos vereadores que tem interesse em participar. Depois disso, uma reunião de instalação irá definir o presidente e secretário. Ela estima que nas próximas semanas, a Frente, que terá duração de dois anos, a contar da data de sua criação, seja instalada.
Na discussão do projeto, o vereador Edson da Rosa (Republicanos) defendeu e disse que está sugerindo ao Executivo para que a Diretoria de Segurança Alimentar passe para o formato de secretaria municipal.