O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou na última terça-feira (11) de um painel no pavilhão do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém (PA). Costa Filho afirmou que até 2010 apenas 1% da aviação brasileira utilizava o combustível sustentável, mas que isso irá mudar. Segundo ele, “a meta é até 2037 que se possa ter 10% da frota baseado no SAF (Sustainable Aviation Fuel, ou Combustível Sustentável de Aviação em português), representando uma oportunidade estratégica para o país. O SAF, também chamado de combustível verde, é produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, gorduras residuais e biomassa. É considerado a principal alternativa limpa ao querosene fóssil usado em aviões.

A Rádio Caxias, que acompanha todas as informações direto da COP30 com o repórter Tales Armiliato, conversou com o ministro de Portos e Aeroportos que recentemente esteve em Caxias do Sul durante evento na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), onde assinou a autorização para que o município de Caxias do Sul pudesse licitar a obra do Aeroporto da Serra Gaúcha (Vila Oliva), com orçamento previsto pelo governo federal via Programa de Aceleração do Crescimento. O ministro falou sobre os passos realizados em relação ao assunto depois da visita ao município.
Entretando, durante a conversa com a reportagem da Rádio Caxias, o ministro de Portos e Aeroportos trouxe uma novidade em relação a gestão do também Aeroporto Hugo Cantergiani, hoje administrado pelo município de Caxias do Sul. Segundo Silvio Costa Filho, que já vinha analisando com a ANAC e o própria prefeitura de Caxias do Sul, a possibilidade da Infraero assumir a administração do empreendimento, um contato foi recebido também de uma empresa privada, a Fraport, que estaria interessada na possibilidade de participar do processo para operação do Aeroporto Hugo Cantergiani.
A Fraport, uma empresa alemã de gestão de aeroportos, é dona e operadora do Aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha. No Brasil, ela é a subsidiária responsável pela administração dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza.

Essencialmente, a notícia e a entrevista do ministro na Rádio Caxias, teve repercussão imediata na administração Adiló Didomenico, como constatado na noite desta quarta-feira (12), quando o vice-prefeito de Caxias do Sul se manifestou em relação ao assunto envolvendo a Administração do aeroporto Hugo Cantergiani. Edson Néspolo foi enfático sobre o interesse da empresa privada, além da Infraero. Ele se manifestou durante um evento promovido pelo MOBI Caxias, realizado na União das Associação de Bairros de Caxias do Sul (UAB).
Néspolo também aproveitou o encontro com as lideranças comunitárias e empresariais para voltar ao assunto e os últimos encaminhamentos em relação ao processo licitatório e montagem do edital envolvendo o Aeroporto da Serra Gaúcha (Vila Oliva).
A Rádio Caxias acompanha todas as informações da COP30 direto de Belém (PA) com reportagens de Tales Armiliato. Colaborou com a matéria a repórter Keize Machado.
COP30 na Rádio Caxias tem o apoio de:
Assembleia Legislativa: Pacto RS 25. O crescimento sustentável é agora.
Sua empresa gera resíduos? Biosys ambiental. Soluções em resíduos industriais.
