Obra “E tudo valeu a pena”, escrita em parceria com Júlio Hochberg, marca o 21º título da carreira do médico e escritor
O médico e escritor Francisco Michielin lançou durante a 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul sua mais nova obra: “E tudo valeu a pena”, publicada pela Editora Lettere & Parole. A sessão de autógrafos ocorreu às 18h no Espaço 2, na última sexta-feira (10), e contou com a presença de leitores, colegas e admiradores.
O livro marca o 21º título publicado por Michielin e é fruto de uma parceria com o também médico Júlio Hochberg, colega de turma do curso de Medicina, que atualmente reside nos Estados Unidos. Segundo Michielin, a obra é uma espécie de balanço da trajetória de ambos, que celebram, com o livro, as conquistas, os desafios e os vínculos criados ao longo da carreira.
“Tudo valeu a pena, sem dúvida nenhuma”, declarou o autor em entrevista à Rádio Caxias. “Quando a gente começa a pesar a vida e a carreira médica, vê que tudo fez sentido. Fiquei muito satisfeito de lançar essa obra com o Júlio, que vem ao Brasil em novembro para o lançamento oficial da nossa faculdade, em Porto Alegre.”
Patrono e referência cultural em Caxias do Sul
Francisco Michielin tem longa relação com a Feira do Livro de Caxias do Sul. Foi escolhido patrono da 39ª edição, em 2023, e já participou de diversas edições como autor convidado.
Natural de Caxias do Sul, Michielin começou a escrever ainda na adolescência: aos 14 anos, já atuava no jornalismo, e aos 15, em uma emissora de rádio. Ao longo de sua trajetória, publicou mais de 2 mil artigos e crônicas, transitando entre literatura, memória, história e reflexões sobre a medicina e a vida.
Professor universitário por 40 anos, foi diretor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e é membro-emérito e fundador da Academia Brasileira de Médicos Escritores.
Também é conhecido por sua paixão pelo Esporte Clube Juventude, do qual é historiador oficial e torcedor fanático.
Reconhecimento e compromisso com a leitura
Para Michielin, estar novamente na Feira é motivo de orgulho e emoção.
“Já lancei vários livros aqui e sempre me sinto maravilhosamente bem. Estar ao lado dos leitores, dos amigos, das pessoas que compartilham do amor pelos livros, é uma grande alegria.”
Além do lançamento, o autor destacou a importância de incentivar a leitura entre o público jovem:
“A Feira é um espaço fundamental para estimular novos leitores. É aqui que muitos têm o primeiro contato com livros, autores, ideias — isso transforma vidas.”