O 6º Seminário Regional do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) da Assembleia Legislativa do RS (ALRS) ocorreu em Caxias do Sul, na manhã desta sexta-feira (15), para debater sobre as demandas em sustentabilidade com a população da Região Funcional RF3 (Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias).
O encontro reuniu representantes de organizações da sociedade civil como entidades de classe, empresariais, educacionais e populares, além do público em geral, no auditório do Bloco J da UCS (Universidade de Caxias do Sul). A atração cultural na abertura foi do músico Dan Ferretti, que com voz e violão mesclou repertório próprio com sucessos da mpb.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), avaliou o evento.
A programação destacou na abertura a participação de Pepe, na condução do painel Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora, que é o lema de sua gestão (2025-2026) à frente do parlamento gaúcho.
Os participantes conheceram a Plataforma de Participação Digital e participaram dos painéis temáticos. As conferências abordaram a mudança climática e o desenvolvimento da região, além dos impactos na economia, na indústria, na agricultura, no turismo e no cotidiano dos trabalhadores. Ao final, foi realizado debate em plenário com apresentação de propostas para a região.