A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) firmou parceria com a Rek Pay e com a Rede de Postos SIM para expandir as opções de pagamento do pedágio eletrônico Free Flow. Além das formas tradicionais, a inclusão de aplicativos tem o potencial de atingir cerca de um milhão de motoristas que circulam pelas rodovias concedidas entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha.
Por meio do aplicativo de estacionamento rotativo Rek Pay, os motoristas podem acessar a seção “pedágios” e clicar no ícone laranja da CSG para se inscrever no plano Free Flow. Para adesão, basta aceitar os termos de débito automático. Assim como no app CSG Free Flow, a cobrança só será realizada se houver saldo disponível na conta. O pagamento se aplica a todos os pórticos da concessionária.
No pagamento do pedágio eletrônico da CSG, o sistema realiza uma verificação inicial para identificar a presença de tag no veículo. Caso contrário, será feita uma checagem automática para verificar se há cadastro no aplicativo da CSG, com saldo suficiente para efetuar o pagamento. Para os clientes sem tag ativa ou o aplicativo CSG Free Flow, mas que possuam cadastro na Rek Pay com saldo disponível, o pagamento será efetuado através do app de estacionamento rotativo.
No aplicativo de descontos da Rede de Postos SIM, os motoristas podem cadastrar os veículos, receber notificações de cobrança e pagar via Pix. Também é possível consultar o histórico de passagens pelos pórticos. Essas novas formas de pagamento já estão disponíveis para os motoristas que trafegam pelas estradas concedidas nas regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha. As outras plataformas de pagamento da CSG, aplicativo, site e bases de atendimento continuam disponíveis sem alterações.
Outras formas de pagamento:
Totens nas bases de atendimento ao cliente: Nas nove bases de atendimento da CSG, localizadas em Ipê (ERS-122, km 160 e km 151), Flores da Cunha (ERS-122, km 100), Farroupilha (ERS-453, km 118), Bom Princípio (ERS-122, km 36), São Sebastião do Caí (ERS-122, km 16 e km 1,5), Capela de Santana (ERS-240, km 24) e Montenegro (ERS-240, km 33), os motoristas podem realizar o pagamento presencialmente via Pix, cartão de crédito, débito ou dinheiro. Nos totens digitais de autosserviço, basta tocar na tela, escolher a opção “Pagamento Free Flow”, digitar a placa do veículo, buscar débitos e selecionar o modo de pagamento. Essa modalidade não oferece descontos, nem exige cadastro, e o cliente não terá acesso ao extrato de passagem.
Tag: Colocada previamente no para-brisa, a tag permite que o valor do pedágio seja cobrado automaticamente, sem que o motorista precise se preocupar com o pagamento. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, além de instituições financeiras, comercializam as tags por meio de seus sites e aplicativos. O cliente escolhe a tag que melhor se adapta à sua rotina.
Aplicativo “CSG FreeFlow”: Disponível gratuitamente na Play Store e na Apple Store, o aplicativo é fácil de usar. Ao baixá-lo, o motorista deve verificar se há passagens pendentes e pagá-las antes de utilizar. Após o cadastro, é possível quitar o valor do pedágio depois de passar pelo pórtico, conferindo o extrato de passagens, ou inserir créditos antes da viagem para que a cobrança seja automática. O pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de crédito. O extrato de tarifas estará disponível até 48 horas após a passagem pelo pórtico. O saldo não utilizado pode ser reembolsado diretamente no aplicativo. Os créditos não expiram e para obter desconto nas tarifas é necessário realizar um cadastro prévio.
Site www.freeflow.csg.com.br: Similar ao aplicativo, o site é gratuito e permite obter descontos nas tarifas, mediante cadastro prévio.