Após a prorrogação e o encerramento do prazo no último dia 4 de novembro para o protocolo de projetos no Financiamento Municipal do Turismo (Fintur), a Secretaria Municipal do Turismo concluiu a primeira etapa de habilitação. Ao todo, quatro projetos foram protocolados e habilitados.
As propostas passaram pela avaliação do comitê assessor, responsável por verificar o atendimento às obrigatoriedades do edital. Agora, elas seguem para análise da comissão de avaliação e seleção, que fará a pontuação e a classificação de cada projeto. Na sequência, será verificado se as iniciativas estão aprovadas e aptas a receber os recursos.
O coordenador de projetos do Fintur, Rafael dos Santos, destaca que o número de projetos protocolados ficou dentro da expectativa, que variava entre quatro e oito. Ele também ressalta que será feita uma avaliação para entender por que, apesar da grande participação nas reuniões, o volume de propostas protocoladas foi menor do que o de participantes.
Ainda conforme Santos, mesmo sem dados conclusivos, já é possível observar fatores que influenciaram essa redução, como a burocracia necessária ao processo, a falta de informações das entidades sobre o público turista que recebem e o não enquadramento de algumas instituições no Cadastro Nacional do Turismo. Apesar disso, ele avalia o resultado como positivo e acredita em crescimento no número de entidades participantes nas próximas edições.
O coordenador explica ainda que há um prazo definido para a conclusão das etapas previstas. Conforme a legislação e o edital, a expectativa é de que a liberação dos recursos ocorra em abril de 2026, seguindo o cronograma estabelecido.
O Fintur conta com verba inicial de R$ 421 mil, prevista na Lei Orçamentária Anual, que poderá ser acessada por entidades com ou sem fins lucrativos sediadas em Caxias do Sul há pelo menos dois anos.
