A Federação Gaúcha de Futebol divulgou o áudio do VAR da partida de volta da semifinal do Gauchão entre Juventude e Grêmio. A publicação conta com mais de 50 minutos e está no site da Comissão Estadual de Árbitros Futebol (CEAF/RS). Após o gol de Gustavo Martins aos 52 minutos do segundo tempo, o árbitro Anderson Daronco e Caio Max Augusto Vieira, que estava no VAR, não titubearam para confirmar e justificaram com “não houve contato” quando o pé do zagueiro acerta a cabeça de Mandaca.
Aos sete segundos de vídeo, Gustavo Martins conclui para o gol. Imediatamente, os jogadores do Papo reclamam do lance e pedem a anulação. A primeira fala do árbitro é: “Gol. Gol. Não, foi gol”. A cabine de vídeo analisa o lance e diz: “O campo deu gol. Tem que checar esse pé aí. Estamos checando, Daronco”. Na sequência, o juiz da partida responde os atletas do Alviverde: “Por enquanto é gol. Se tiver que ir olhar, eu vou”.
Anderson Daronco repete para a equipe de vídeo: “Minha decisão é gol, Caio Max”. O responsável pelo VAR fala “o gol para nós é legal, mas sugiro que você venha ver para validar porque é o último lance”. Daronco se nega por ser o último minuto, mas é convencido a verificar no VAR. Na sequência, o time de árbitros de vídeo afirma: “Não há contato. Não há contato. Gol legal. Tudo limpo”.
Durante a confusão, jogadores de Grêmio e Juventude cercam o árbitro para ouvir o resultado. Quando ele afirma que vai para o vídeo, mas entende que foi gol, um novo empurra-empurra se inicia. Nesse momento, o técnico Gustavo Quinteros invade o campo e acerta o rosto de Ênio com o punho. Reginaldo rebate o treinador e atinge o pescoço do argentino. Após amenizar, Daronco chama os capitães Alan Ruschel e Villasanti para informar que o gol está confirmado, mas vai checar o vídeo para ter certeza.
Na revisão, entende que existe a necessidade de expulsar Quinteros e Reginaldo. O árbitro confirma o gol e o protesto dos atletas do Juventude segue. Com pouco mais de 12 minutos de vídeo, Daronco responde os jogadores do Papo antes da bola voltar a rolar: “Não chuta porque eu olhei. Sinto muito. É um baita gol. Não tem contato”.
Ouça o áudio completo do VAR de Juventude 2 x1 Grêmio:
https://ceaf.fgf.com.br/audios