A celebração de 50 anos da chegada da réplica da imagem de Nossa Senhora da Pietà tem início neste sábado (13) em Caxias do Sul. O evento abre uma série de atividades que seguem até maio do próximo ano. A escultura, localizada à esquerda da entrada da igreja de São Pelegrino, chegou à cidade em maio de 1975 e é co-padroeira da comunidade.
O integrante da equipe administrativa da paróquia e também da comissão organizadora da festividade, Celso Ferrarini, explica que a imagem se trata de um presente do então papa Paulo VI por intermédio do padre Eugênio Giordani. Além disso, a doação ocorreu durante as comemorações do centenário da imigração italiana.
Ferrarini explica que a primeira atividade formal das festividades irá ocorrer neste final de semana em alusão a festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores, celebrada na segunda-feira (15).
Ele destaca que a imagem é um símbolo de fé, amor materno e resiliência do povo que aqui chegou, além de representar as lágrimas e a esperança de quem construiu essa terra.
A missa festiva inicia às 17h e será seguida por procissão e benção do altar. Já o jantar ocorre no salão paroquial, às 19h30. O organizador pede a participação da comunidade nas festividades e informa que os ingressos estão disponíveis para venda na loja ou na secretaria da paróquia.