Com a proximidade do feriadão de Páscoa, que neste ano se estende até o feriado de Tiradentes, a expectativa é de alta na ocupação hoteleira na Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha. De acordo com dados do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da região, alguns municípios já registram taxas de ocupação acima de 90%.
A diretora executiva do SEGH, Márcia Ferronato, comemora o aumento no fluxo de turistas e destaca que o cenário é bem diferente do mesmo período no ano passado, quando o estado começava a enfrentar incertezas climáticas que impactaram o setor. Para este ano, a expectativa geral é de que a ocupação supere os 60%.
‘’Temos municípios como Garibaldi, Bento Gonçalves e Vila Flores com média de ocupação muito próxima dos 90%. Já Caxias do Sul, por exemplo, registra cerca de 55%, mas a tendência é de crescimento com a chegada do feriado.’’ explica Márcia.
A Região Uva e Vinho é formada por 32 municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Marau, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Teresa, Santo Antônio do Palma, São Marcos, São Valentim do Sul, São Vendelino, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria e Vista Alegre do Prata.
Ainda segundo a diretora do SEGH, o aumento na movimentação hoteleira reforça o potencial turístico da região, que combina enoturismo e gastronomia típica.