Entre os dias 15 a 19 de setembro, ocorre a 17ª Semana Municipal da Juventude de Caxias do Sul, com uma extensa programação voltada a assuntos da atualidade e as vivências diárias dos jovens. Os eventos serão realizados em diversas em escolas, espaços culturais e instituições da cidade, envolvendo rodas de conversa, oficinas, intervenções artísticas e debates sobre o universo digital, inclusão e cidadania jovem.
Um dos destaques do evento é a 3ª Feira do Jovem Aprendiz e o Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, que será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Eventos da Festa da Uva. A feira, promovida pelo Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha e pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é gratuita e aberta ao público, com foco em jovens de 14 a 24 anos, pais, educadores, empresários e toda a comunidade interessada na aprendizagem profissional.
Com o tema “Aprendizagem Profissional como estratégia de Combate à Evasão Escolar e ao Trabalho Infantil”, o evento contará com painéis com lideranças políticas e institucionais, apresentações culturais, oficinas, orientação profissional e exposição de projetos desenvolvidos por entidades formadoras e empresas da região. A coordenadora da Aprendizagem no Rio Grande do Sul, Denise Brambilla González, explica como as atividades desenvolvidas auxiliarão na preparação e qualificação da mão de obra jovem.
Na Serra Gaúcha, são 1.086 vagas ainda disponíveis para jovens aprendizes, sendo 690 somente em Caxias do Sul. A cidade abriga cerca de 3.900 jovens contratados, com destaque para a indústria, seguida pelos setores de comércio, serviços, transporte e cooperativas.
As inscrições para participar da 3ª Feira do Jovem Aprendiz podem ser feitas gratuitamente nas entidades formadoras, empresas parceiras ou diretamente no local do evento. Com 24 entidades habilitadas e 253 cursos disponíveis só em Caxias do Sul, o evento pretende aproximar ainda mais os jovens do mercado de trabalho.
A 17ª Semana Municipal da Juventude é uma realização da Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Juventude, integrante da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.