A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já soma 15 pedidos de exoneração de médicos em 2025. Os desligamentos causam um impacto direto nos agendamentos de consultas do Centro Especializado em Saúde (CES). Segundo a SMS, a recomendação é que os pacientes com consultas marcadas com estes especialistas aguardem a retomada dos atendimentos, que será divulgada posteriormente. A secretaria da Saúde também ressalta que novos agendamentos não serão realizados neste momento.
Só nos últimos seis meses, 12 especialistas das áreas de neurologia, dermatologia e reumatologia pediram desligamento de suas funções no CES. Além disso, dois psiquiatras e um infectologista também deixaram o serviço público, totalizando 15 exonerações desde janeiro deste ano.
De acordo com a secretária adjunta Daniele Meneguzzi, o município já está trabalhando para a abertura de um edital de concurso, que deve ser publicado ainda nesta semana, além da contratação de empresas de prestações de serviços médicos.
Ainda conforme a secretária, parte dos pedidos de exoneração está ligada as recentes fiscalizações realizadas por vereadores no CES e outras unidades de saúde, que causaram situações de constrangimento. Alguns profissionais alegaram que essa conduta reflete a não valorização do seu trabalho pelos parlamentares, além de incentivar esse tipo de comportamento para a população.
Algumas especialidades como neurologia, psiquiatria e neurologia infantil apresentam déficit de profissionais. Nesta semana, já foi anunciada a instalação de três novas cabines no CES, que em breve ofertarão atendimento online para estas especialidades, agilizando também a fila de espera para consultas. Ainda neste mês a Telessaúde será disponibilizada via app para a comunidade possibilitando consultas de casa.