A 17ª Abertura Oficial da Colheita de Caxias do Sul foi realizada na tarde desta sexta-feira (6), marcando simbolicamente o início da safra no município. A cerimônia ocorreu na propriedade do agricultor Mário Biondo e família, na localidade de São Gotardo de Vila Seca, reunindo produtores rurais, representantes de entidades do setor e autoridades locais e estaduais.
Promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), o evento contou com a parceria do Sindicato Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul. Durante a solenidade, foi destacada a importância da agricultura para a economia local e o papel da produção familiar no desenvolvimento do meio rural, como ressalta o secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto.
A Abertura da Colheita é um evento itinerante previsto em lei municipal desde 2008, quando foi instituído como um marco anual entre os dias 20 de janeiro e 15 de fevereiro. Inicialmente voltada à colheita da uva, a celebração passou a contemplar, a partir de 2014, todos os cultivos agrícolas do município, valorizando a diversidade da produção rural caxiense. O prefeito Adiló Didomenico destaca a safra deste ano que deve superar a marca de 75 mil toneladas, potencializando ainda mais a Festa da Uva que inicia no dia 19 de fevereiro.

Após a cerimônia, a Rainha da 35ª Festa da Uva Elisa D’Mutti, as princesas Letícia Comin e Júlia Dallegrave, o prefeito e demais autoridades presentes acompanharam a colheita simbólica nos parreirais da família Biondo, que sediou o evento pela primeira vez. A propriedade possui cinco hectares de videiras da variedade bordô, além de 1,5 hectare de uva niágara cultivada sob cobertura, técnica que contribui para a qualidade dos frutos e a redução de riscos climáticos para o produtor. Mário comenta sobre a alegria de sediar o evento de abertura da colheita e os desafios enfrentados no cultivo da uva.

De acordo com dados da Emater, a safra deste ano deve chegar a 75 mil toneladas de uva, cultivadas em aproximadamente 3,7 mil hectares no município. Atualmente, o município conta com cerca de 2.750 estabelecimentos rurais de agricultura familiar, envolvendo aproximadamente 3,5 mil famílias que têm no campo sua principal fonte de renda.
