O 1º vice-presidente do Esporte Clube Juventude, Paulo Stumpf, embarcou na terça-feira (06) a convite da CBF para uma imersão internacional que reunirá dirigentes de clubes das Séries A e B e representantes de federações estaduais. Serão realizadas visitas técnicas a Inglaterra, Alemanha e Espanha, entre os dias 7 e 16 de janeiro.
A iniciativa da CBF busca aprofundar o conhecimento sobre as estruturas de arbitragem e sistemas de sustentabilidade financeira (Fair Play Financeiro), adotados nos principais Campeonatos Europeus, como forma de qualificar a gestão e a governança do Futebol Nacional. Sobre isso comenta Stumpf.
“A gente está participando desse evento histórico promovido pela CBF e conversando com algumas pessoas aqui, é o primeiro evento que a CBF faz nesse nível, então é um evento de suma importância e o Juventude não poderia deixar de estar presente. Então eu estou aqui com muito orgulho de estar representando a equipe”.
“Hoje já teve o primeiro dia de evento, que foi uma visita na Premier League Productions, que é a sala de VAR da Premier League, onde controlam todas as transmissões de VAR. Então foi uma visita muito importante”. Complementa.
Além de atividades com ligas e federações parceiras, a programação inclui encontros institucionais e visitas às instalações de clubes e entidades europeias, com foco em práticas de controle de custos, equilíbrio orçamentário e eficiência operacional — pilares fundamentais para a modernização do Futebol Brasileiro.
Durante a viagem, a comitiva brasileira será recebida em encontros com dirigentes, executivos de clubes europeus e especialistas em arbitragem e finanças esportivas, com o objetivo de promover a troca de experiências e construir propostas adaptáveis à realidade do Brasil. No primeiro dia, o diretor trouxe um exemplo da Premier League sobre a utilização do VAR:
“Então hoje a gente viu como é que funciona, a gente viu a diferença de transmissão e de controle que existe ainda é muito grande a diferença. Para ter uma ideia, eu desconhecia, nos jogos no Brasil a gente utiliza oito câmeras de VAR, aqui são 20 câmeras. Todo e qualquer lance é difícil não ter uma análise precisa, a tecnologia utilizada, o tempo de utilização, eles estão muito à nossa frente, e as palestras que a gente ouviu e viu hoje, durante o dia, fala bastante também da importância da utilização correta do VAR”.
