Com o objetivo de melhorar a viabilidade do tráfego e facilitar o escoamento da produção agrícola, a Secretaria de Obras de Caxias do Sul está realizando uma série de melhorias nas estradas rurais do município. As ações incluem o alargamento de trechos estreitos, suavização de aclives e declives, correção de níveis, melhorias na drenagem e recapeamento das vias. Essas medidas têm como finalidade aprimorar a infraestrutura de transporte e beneficiar diretamente os produtores rurais da região.
Uma das frentes de trabalho está concentrada nas proximidades da localidade de São José da 6ª Légua, onde um trecho de mais de um quilômetro que liga à Estrada Municipal João Scariot, na região administrativa da Fazenda Souza. Este local, caracterizado por um morro estreito e de difícil acesso, está recebendo alargamento da pista e a correção de valas, o que proporcionará melhores condições de tráfego para os veículos que transportam a produção agrícola.
O secretário de Obras, Lucas Suzin, destaca que o principal objetivo dessas intervenções é oferecer infraestrutura adequada para os agricultores e produtores da região, garantindo um escoamento mais eficiente das safras e contribuindo para o desenvolvimento do setor agrícola no município. Suzin também explicou que o momento foi escolhido devido à estabilidade climática.
Em relação aos reparos nas estradas afetadas pela tragédia climática de maio de 2024, o secretário ressaltou que diversos pontos da cidade ainda exigem atenção especial e obras de melhorias. Ele relembrou que, no início deste ano, a Prefeitura de Caxias recebeu cerca de R$ 4,2 milhões do governo federal para o restabelecimento de pontos danificados. No entanto, o restante do valor solicitado ao governo estadual ainda não tem previsão de repasse.
De acordo com o secretário Lucas Suzin, a Estrada do Vinho, na Zona Sul da cidade necessita de maior atenção neste momento. Ele diz ainda que para o reparo de todas as estradas atingidas serão necessários aproximadamente R$ 50 milhões, por isso é importante o aporte do governo federal e estadual.