Na noite da reestreia do técnico Thiago Carpini no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude venceu o Corinthians pelo placar de 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Depois da primeira partida e vitória, após voltar ao comando da equipe alviverde, Carpini avaliou o resultado e desempenho do elenco e também comentou sobre essa primeira semana treinando o time do Juventude.
Anunciado logo após a derrota para o Santos, no dia 04, e apresentado oficialmente na última quarta-feira (06), Thiago Carpini teve pouco menos de uma semana para treinar a equipe para este duelo contra o Corinthians. Após a vitória, Carpini avaliou este primeiro jogo no comando do elenco alviverde: “antes de mais nada, eu quero ressaltar que essa vitória não foi do Carpini, da minha comissão, da minha chegada. É claro que tem o nosso trabalho, mas essa vitória é mérito 100% dos atletas.”
“Quando cheguei no nosso primeiro bate-papo, eu disse que aceitei o convite porque eu acreditava e acredito no potencial desses atletas e acredito que é possível, de alguma maneira, contribuir para essa retomada. É mérito de uma torcida que vinha sofrendo e hoje nos apoiou, mérito dessa diretoria que nunca jogou a toalha e vai ser assim, vai ser luta até o final, não espere nada diferente disso. E principalmente, dos atletas que em tão pouco tempo, quatro, cinco sessões de treinos, eles já assimilaram bastante coisa do que acreditamos. E a margem de evolução é grande”, acrescentou o treinador alviverde.
Para o confronto contra os comandados de Dorival Júnior, Carpini escalou o Cipriano entre os 11 iniciais do Juventude e falou sobre a importância de recuperar atletas para o restante da temporada: “a função do treinador é recuperar atletas, não chegar aqui e pedir seis, sete contratações, até porque não é possível e não cabe no orçamento, estamos buscando sim situações como foi do Formiga, do Jandrei e outras possibilidades que são necessárias, mas outro ponto muito importante é essa retomada de confiança do elenco e recuperar alguns atletas, dentre eles, o Cipriano. Eu não acredito que um atleta com o potencial técnico que ele tem, com a boa estatura e, apesar da estatura, também, uma boa velocidade, não pudesse contribuir também com o processo.”
Carpini também avaliou alguns atletas que iniciaram a partida e até mesmo os que entraram no decorrer do jogo para ajudar o Juventude a conquistar os três pontos: “houveram entradas importantes hoje, o Matheus (Babi) entrando e fazendo gol, o Nenê dando assistência e jogadores que vinham talvez participando um pouco menos. O próprio Cipriano fez uma grande partida, uma evolução muito grande do Hermes, do Reginaldo, pelos lados. Então, teve muita coisa boa.”
O Juventude acertou a chegada por empréstimo do goleiro Jandrei, que estava no São Paulo, para complementar o elenco alviverde e dar mais opções para o gol do Papo. Além do Jandrei, o plantel também conta com Ruan Carneiro e Gaston Guruceaga, Carpini comentou sobre como irá proceder em relação a escolha do goleiro titular: “agora é o treino, o dia a dia. Eu falo que o dia a dia escala, o jogo sustenta. Claro que eu tenho já na minha cabeça, aquilo que eu pretendo fazer. Vou ter uma conversa com todos os goleiros.
“O Ruan fez um jogo bom hoje, entrou numa situação complicada, tanto no jogo contra o Santos como hoje. O Gaston, estou conhecendo agora, tem muitas qualidades, tem esse jogo com os pés, é um cara de muita liderança, muita imposição dentro da área, eu gosto disso. E o Jandrei foi um atleta no São Paulo, também encurtaria, talvez alguns caminhos dentro de alguns conceitos de jogo, que podemos ir acrescentando e evoluindo, Então, claro que a disputa está sempre em aberta mas, na minha ideia, eu já tenho definido aquilo que eu penso. Já para o próximo jogo e para a sequência, eu não vou ficar fazendo rodízio de goleiros“, complementou o técnico do Juventude.