Uma comitiva da Secretaria Municipal da Educação (SMED), liderada pela secretária Marta Fattori esteve, nesta semana, em Belo Horizonte para conhecer as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental construídas por Parceria Público-Privada (PPP), bem como o modelo de gestão adotado. O consórcio responsável pelas escolas da capital mineira é o JOPE ISB, o mesmo que venceu o leilão para a construção de 31 novas escolas infantis em Caxias do Sul.
A agenda, realizada entre quarta e quinta-feira (1 e 2/10), teve como objetivo conhecer a estrutura física e também os alinhamentos pedagógicos das instituições. A equipe da SMED visitou a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Barreiro e Engenho Nogueira e também a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Solar Rubi. Os prédios foram construídos há cerca de dez anos, motivo pelo qual a equipe observou as condições de conservação e as manutenções realizadas no período. A secretária Marta Fattori salienta os conhecimentos obtidos a respeito do modelo mineiro, o que irá amparar a implantação em Caxias.
A comitiva da educação visitou ainda à sede do consórcio JOPE ISB e ao almoxarifado onde são armazenados os materiais necessários para a realização de manutenções e reparos de forma rápida. O almoxarifado atende a 46 EMEIs, cinco EMEFs e aos serviços de saúde também mantidos via PPP na cidade.
Houve ainda reuniões com a diretora de Inovação da SMED de Belo Horizonte, Jussara Quintão, o diretor de Serviços e Contratos, Henrique Pereira Dourado, e o gerente de Serviços, Junio Gomes. Participaram da visita além da secretária, a diretora pedagógica, Caroline Caldas Lemons; a gerente da Educação Infantil, Bruna Rech Padilha; e o secretário adjunto de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antônio Feldmann.