Neste mês de julho, no dia 13, celebra-se o Dia Mundial do Rock. A data comemorada anualmente foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. Por conta disso, a reportagem da Rádio Caxias conversou com alguns rockeiros ligados à cena na cidade de Caxias do Sul.
Não há em Caxias, e até mesmo em alguns municípios vizinhos, quem não conheça a Hamburgueria Jaime Rocha. A lancheria é toda decorada com a temática de Rock ‘N’ Roll, contendo posters, quadros, guitarras e outros instrumentos musicais. Até objetos como copos, papeis, pratos, entre outros possuem referências ligadas à essa subcultura.

Jaime Rocha explicou como surgiu a hamburgueria e como toda essa decoração foi sendo colocada no local.
O proprietário revelou à reportagem que já participou de mais de 300 shows, sendo cerca de 20 da sua banda favorita, os Rolling Stones. Além disso, Jaime Rocha tem um programa de rádio chamado “Baú do Rock” que perpassa as décadas, e com esse mesmo nome, realiza shows como DJ pela cidade.

Quando o assunto é seguir um sonho, muita gente decide largar tudo. Nataniel Vieira, mais conhecido como Xikão, que é baterista, trabalha na Rádio Caxias como técnico de áudio, entre outros ramos ligados à sonorização, contou como começou a tocar. Cogitou até sair de casa, mas no fim, deu tudo certo. Xikão passou por várias bandas mas afirmou que tocar rock é mais um hobbie do que um trabalho.

Para os músicos alcançarem certa visibilidade, começam a tocar normalmente nos bares locais. Um, em específico, é bastante tradicional e conhecido pelos rockeiros de Caxias, o Bar São Patrício. Desde 2007, já recebeu mais de 2500 shows desde que foi fundado e é um ponto de encontro para quem segue esse estilo de vida.
O dono, Nassib Soares Turelly, explicou como foi inaugurado o bar.

Nassib comentou sobre a cena em Caxias do Sul. Para ele, a cena amadureceu, tendo vários músicos renomados na cidade, mas, por outro lado, também envelheceu.

Luan Tomé Mussoi é formado em música, e trabalha como professor de música em tempo integral. Ele possui um banda de heavy metal chamada Tears Of Rage, um resgate do nome de uma antiga banda que ele formou há alguns anos. Ele contou que carrega o gosto pela música desde criança e quando o rock entrou na sua vida.

Outro músico a conversar com a reportagem da Caxias foi o renomado Rafa Gubert, que hoje canta outros estilos e é conhecido na cidade, mas que começou no rock e se considera até hoje um rockeiro. Ele fez parte da banda de metal progressivo Acaxe, que fez até turnê pela Europa.
Na opinião de Gubert, o rock não morreu e nunca morrerá. Embora curta as bandas antigas, admite que todo mês conhece uma nova banda surgindo, e isso, de acordo com ele, faz o rock se manter vivo.

Mas o rock ‘n’ roll não é estilo apenas para gente mais velha. Em Caxias do Sul temos um bom exemplo, a banda Cabras da Peste, composta por integrantes de 12 a 15 anos de idade. São eles: Vitinho Santini (guitarra), Mateus Santini (baixo), Luise Finger (vocalista), Pedro Pezzi (vocalista) e Gustavo Alban (baterista.). No repertório, muito punk: Ramones, Raimundos, Sex Pistols e algumas músicas autorais.
O guitarrista Vitinho Santini explicou como surgiu a banda os Cabras da Peste.

Para aqueles que se consideram rockeiros, metaleiros, punks, emos, góticos ou qualquer outra subcultura do estilo… Um bom mês do rock!