A promessa do governo estadual de entregar os novos uniformes escolares no início do ano letivo de 2025 ainda não foi cumprida. A 4ª CRE, que abrange Caxias do Sul e outros 13 municípios, recebeu até o momento 191.853 peças, o equivalente a 60,7% do total previsto. Faltam ainda 124.078 peças chegarem às mãos dos alunos, de acordo com dados atualizados da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
A pasta reforça que as empresas responsáveis já concluíram as entregas, entretanto, o processo de distribuição nas escolas segue em andamento. A responsável pela 4ª CRE, Cristina da Silva Boeira, afirma que todas as peças já foram conferidas e validadas, e projeta que a distribuição dos uniformes seja concluída até a primeira quinzena de setembro.
Cada aluno deve receber um kit com dez peças, inspirado nas cores e símbolos da bandeira do Rio Grande do Sul: três camisetas de manga curta, duas de manga longa, duas calças, uma bermuda, uma jaqueta e um moletom. O investimento previsto pelo Estado é de R$ 403 milhões, com custo médio de R$ 336,40 por kit.
Apesar da previsão inicial, de disponibilizar os uniformes já no começo do calendário escolar, o processo de logística acabou se mostrando mais complexo para atender a todas as escolas, adiando o prazo de entrega diversas vezes. Ao todo, 116 escolas da rede estadual integram a 4ª CRE, o que, segundo a coordenadora, explica os percalços enfrentados na operação.
A Seduc afirma que segue monitorando a situação e garante que todos os alunos da região receberão os kits ainda neste trimestre. A coordenadoria regional reforça que está fazendo uma força tarefa para auxiliar as escolas no processo de distribuição dos kits.