No mês em que se comemoram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Comitê dos Italianos no Exterior da circunscrição Rio Grande do Sul (COMITES-RS) inaugura a sede honorária em Porto Alegre.
Os Comites são órgãos representativos da comunidade italiana no exterior, formados por cidadãos italianos regularmente inscritos nos consulados. O intuito é estreitar os laços entre os italianos residentes no país de acolhida e as instituições da Itália, promovendo a integração e representando os interesses da coletividade junto às autoridades locais e italianas.
Segundo a presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza, o trabalho da entidade busca há décadas promover a cultura italiana, preservar a memória da imigração e atender às demandas dos cidadãos italianos no exterior. Mioranza destaca que a maior luta atualmente é a criação de um instituto de cultura e de escolas bilíngues no estado.
Atualmente, o Brasil conta com sete Comites, que correspondem às principais circunscrições consulares do país: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília.
A nova sede honorária está localizada no edifício Carlos Gomes Center, na Avenida Soledade, em Porto Alegre. A inauguração ocorre nesta quarta-feira (7), às 10h, em uma solenidade que também marca o lançamento do livro ‘’Andiamo Via – Uma Viagem no Tempo para a Imigração Italiana ao Sul do Brasil’’, do escritor e cartunista Carlos Iotti.
O evento conta com a presença de autoridades como o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese; o cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso; e o presidente da comissão oficial dos 150 anos da imigração italiana no estado. Após a cerimônia, haverá sessão de autógrafos com o autor.