A comunidade do bairro De Zorzi, em Caxias do Sul, recebeu nesta segunda-feira (16) o novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Atiliano Pinguelo. Situada na Rua Madre Bárbara, nº 908, a estrutura tem capacidade para 348 estudantes e, a partir de 2025, atenderá 12 turmas, sendo seis em cada turno, desde a educação infantil até o 5º ano.
Inaugurada em 1990, a escola homenageia Atiliano Pinguelo, doador das terras para a construção. A entrega do novo prédio marca a realização de um sonho esperado pela comunidade há cinco anos e representa também economia ao município, com a eliminação de gastos de R$ 20 mil mensais em aluguel e R$ 32 mil em transporte escolar.
Durante o evento, os alunos fizeram uma apresentação coreográfica, seguida pelo descerramento da fita e da placa comemorativa. O presidente da Associação dos Moradores (AMOB) De Zorzi, Luís Rocha, agradeceu pela concretização de uma antiga reivindicação, enquanto a diretora Mariana Zanotti destacou os desafios superados pela comunidade escolar.
O secretário da Educação, Edson da Rosa, reforçou a importância de preservar o novo espaço e agradeceu o esforço coletivo de professores, pais e alunos. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) celebrou a entrega com a infraestrutura completa e que inclui o ginásio, e destacou os investimentos na área da educação.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como a deputada federal Denise Pessôa (PT), o deputado estadual Neri o Carteiro (PSDB), o vereador Lucas Diel (PRD), além de secretários municipais, professores, alunos e familiares.
O prédio original da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atiliano Pinguelo foi interditado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) para reformas, o que levou os alunos a terem aulas temporariamente no antigo Colégio Mutirão, no bairro Lourdes, alugado pelo município. Após a pandemia, períodos de chuvas intensas e a desistência da empresa vencedora da licitação, a obra do novo prédio foi iniciada em 2023 pela Construtora JC Rossi, segunda colocada no processo licitatório.