Nesta quinta-feira(22), Juventude e Caxias se enfrentaram pelo clássico Ca-Ju 290, na quarta rodada do Campeonato Gaúcho, no estádio Alfredo Jaconi. O Juventude marcou nos acréscimos do segundo tempo, após análise do VAR, e venceu pelo placar de 1 a 0. O gol alviverde foi anotado por Rodrigo Sam. Andrés Robles e Dudu Vieira foram expulsos pelo lado grená.
O Juventude iniciou a partida com novidade no setor defensivo com a entrada de Gabriel Pinheiro na linha de três zagueiros. O Caxias repetiu a escalação que venceu o Guarany na rodada anterior.
Os primeiros minutos da partida foram de muita disputa e imposição física de ambos os lados, mas sem grandes aspirações ofensivas. Com menos de 10 minutos de bola rolando, Andrés Robles e Alisson Safira discutiram e o árbitro Wagner Echevarria amarelou os dois atletas. Aos 13’, o Juventude criou a primeira grande chance de gol do jogo. Após cobrança de falta pela intermediária esquerda de ataque, Messias desviou de cabeça e a bola carimbou a trave esquerda do goleiro Léo Lang.
Na sequência, o Caxias também criou em uma jogada oriunda de bola aérea, porém, Jeam cabeceou para fora. Aos 25’, Andrés Robles perdeu a bola para Alisson Safira que, ao tentar arrancar em direção ao gol, foi derrubado pelo zagueiro grená. Por considerar que o Robles era o último homem da defesa grená, o árbitro expulsou o zagueiro de maneira direta. A expulsão modificou o cenário da partida e o Juventude passou a controlar as ações ofensivas.
Apesar de manter a posse de bola, o Alviverde não conseguiu transformar o controle em grandes oportunidades de gol. O técnico Fernando Marchiori modificou o time do Caxias e colocou em campo Joilson e Vitinho nos lugares de Calyson e Douglas Skilo. O primeiro tempo terminou sem gols.
Na segunda etapa, o técnico Maurício Barbieri realizou duas modificações e desfez a linha com três defensores. Juan Christian entrou para atuar na extrema-esquerda e Pablo Roberto entrou no meio-campo. O Juventude ficou mais agressivo ofensivamente e começou a gerar mais perigo à meta defendida pelo goleiro Léo Lang.
O Caxias seguiu tentando se defender da maneira que era possível, entretanto não conseguiu escapar em contra-ataques. Aos 04’, Juan Christian acertou um lindo chute da entrada da área e acertou a trave esquerda da meta grená.Poucos minutos depois, o torcedor do Juventude reclamou de uma possível penalidade de Joílson em cima do Rodrigo Sam, não marcada pela arbitragem. Aos 23’ foi a vez da torcida grená protestar uma possível infração dentro da área em uma dividida entre Messias e Wellington Reis, o árbitro deixou o jogo seguir.
O Juventude seguiu pressionando. Com 34’ do segundo tempo, Joilson salvou o Caxias, praticamente em cima da linha, após uma saída equivocada de Léo Lang em uma cobrança de escanteio. Aos 41’, o Alviverde trabalhou a bola pelo lado esquerdo e Manuel Castro apareceu dentro da área para finalizar, porém, Vitinho desviou para a linha de fundo. No apagar das luzes, aos 50’ do segundo tempo, o Juventude encontrou o gol que decidiu o Ca-Ju 290. Ray Breno recebeu pelo lado direito, cruzou para a área, Alisson Safira desviou de cabeça na segunda trave e Rodrigo Sam complementou, na pequena área, para vencer o goleiro Léo Lang.
O gol foi anulado pela arbitragem por impedimento, mas após quase cinco minutos de revisão no VAR, as linhas foram traçadas e indicaram posição legal. Com isso, o gol de Rodrigo Sam foi validado e o Juventude ficou com a vitória no clássico. No último minuto, o volante do Caxias, Dudu Vieira, perdeu a cabeça e também foi expulso. Final de jogo: Juventude 1 x 0 Caxias.
O Juventude está na segunda posição do grupo A com 08 pontos e volta a campo no próximo domingo(25), às 18h, para enfrentar o Monsoon, no estádio Alfredo Jaconi. O Caxias está na segunda posição do grupo B com 07 pontos e enfrenta o São José, na segunda-feira(26), às 19h, no Francisco Novelletto.
Ficha Técnica
Juventude 1 x 0 Caxias – 22/01/2026
Campeonato Gaúcho – 04ª rodada – Estádio Alfredo Jaconi – Público: 10.206
Juventude: Jandrei; Gabriel Pinheiro(Juan Christian), Rodrigo Sam e Messias; Rai Ramos(Manuel Castro), Iba Ly(Pablo Roberto), Lucas Mineiro, Mandaca(Ray Breno) e Alan Ruschel; Gabriel Taliari(Marcos Paulo) e Alisson Safira. Técnico: Maurício Barbieri.
Caxias:Léo Lang; Ronei, Maurício, Robles e Roberto; Wellington Reis(Breno Santos), Dudu Vieira e Tomas Bastos(Jhonatan Ribeiro); Calyson(Joilson), Douglas Skilo(Vitinho) e Jeam(Lucas Cândido). Técnico: Fernando Marchiori.
Gols: Rodrigo Sam, 50’2º(J).
Cartões amarelos: Andrés Robles(C); Alisson Safira(J); Calyson(C); Lucas Mineiro(J); Ronei(C); Jeam(C); Wellington Reis(C); Joilson(C); Léo Lang(C); Rodrigo Sam(J).
Cartões vermelhos: Andrés Robles(C); Dudu Vieira(C).
Arbitragem: A partida foi apitada por Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Juarez de Mello Junior e Artur Avelino Birk Preissler. O quarto árbitro foi Edimilson Fernando dos Santos da Luz. VAR: Douglas Schwengber da Silva.
