A comitiva de Caxias do Sul, representada pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que está na capital federal desde a última segunda-feira (30), seguiu nesta terça-feira (1º), em Brasília, com foco voltado para tratar de pautas relacionadas ao Aeroporto Hugo Cantergiani, ao novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, e à área da Saúde.
Ao chegar à capital, na segunda-feira, a comitiva caxiense esteve na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), onde foi entregue o protocolo de intenções para discussões e estudos voltados ao desenvolvimento do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani ao presidente da Infraero, Rogério Barzellay, e ao diretor de Finanças, Guilherme Sanches Ribeiro. No final da terça-feira, a comitiva retornou à Infraero, onde, após ajustes, realizou a assinatura do protocolo.
Anteriormente, após reunião com representantes de Caxias do Sul e de Gramado, o presidente da Infraero já havia demonstrado interesse em assumir a operação do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. A empresa pública, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, manifestou disposição em ser parceira na operação do atual terminal e, possivelmente, também na futura gestão do aeroporto em Vila Oliva.
O documento prevê a realização de estudos técnicos e econômico-financeiros para avaliação das condições do aeroporto; levantamento de informações e projetos de modernização da infraestrutura aeroportuária; diagnóstico de melhorias na gestão e na operação aeroportuária; e ações voltadas à capacitação de pessoal técnico e operacional. Conforme o prefeito Adiló Didomenico, a agenda iniciou e foi concluída no local, com a assinatura do protocolo. Ele salientou a relevância do ato para melhorias no aeroporto regional e destacou os principais pontos das mobilizações na capital federal.
A comitiva também esteve presente, na manhã de terça-feira, no Ministério de Portos e Aeroportos, em agenda articulada pela deputada federal Denise Pessôa (PT), para tratar do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva. O secretário nacional de Aviação Civil (SAC), Tomé Franca, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, também participaram do encontro.
Durante a tarde, a comitiva caxiense, acompanhada novamente pela deputada, Denise Pessôa, esteve no Ministério da Saúde, em reunião com o ministro Alexandre Padilha. As solicitações apresentadas incluíram: a contratação de 11 médicos, ampliação da Policlínica, reajuste do Teto MAC, ambulâncias para renovação da frota do SAMU, recursos para custeio da Neurologia, renovação de equipamentos da hemodiálise do Hospital Pompeia, unidade odontológica móvel, implantação de um CAPS infantil e juvenil, sete conjuntos de equipamentos para Telessaúde e a habilitação de oito leitos de UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil Virvi Ramos.
Ainda à tarde, a comitiva participou de sessão na Câmara dos Deputados e visitou diversos gabinetes. Integraram a delegação o secretário municipal da Saúde (SMS), Geraldo da Rocha Freitas Júnior, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Elisandro Fiuza e o secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon. O agendamento e a recepção na capital foram realizados pelo executivo do Escritório de Relações Institucionais e Representação em Brasília, Mauro Pereira. O retorno da comitiva a Caxias do Sul está previsto para a manhã desta quarta-feira (2).