Cerca de 15 a 20% dos exames realizados na Central de Exames Complementares (CEC) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul não são retirados pelos usuários. Para se ter uma ideia, em 2024, cerca de 200 mil exames deixaram de ser coletados pelos pacientes. Além disso, a SMS também realiza exames por meio de serviços conveniados, estimando um percentual semelhante de testes não retirados.
Nos últimos quatro anos, a SMS praticamente dobrou o número de exames realizados na Central de Exames Complementares. O total foi de 633.985 exames em 2021 para 1.008.264 em 2024. Esse crescimento, de acordo com a secretaria, é atribuído à maior demanda por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Especializados de Saúde (CES), à ampliação dos horários para a realização de exames, à qualificação da equipe e à aquisição de equipamentos mais avançados.
Os exames são solicitados pelos profissionais de saúde durante as consultas no SUS. Para minimizar o desperdício de materiais, a SMS tem optado por imprimir os exames apenas no momento da retirada. Contudo, a análise dos materiais coletados requer tempo, equipamentos especializados, mão de obra qualificada e custos laboratoriais, enfatizando a necessidade do uso consciente dos serviços disponibilizados.