A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Terceira Légua, interior de Caxias do Sul, conhecida por ser um dos principais pontos de fé da região, poderá receber em breve um projeto que deve proporcionar novas formas de visitação ao local. Um grupo formado por 20 voluntários das áreas de engenharia e arquitetura abraçou a ideia do frei Jaime Bettega de instalar um elevador panorâmico na gruta.
Famosa pela longa escadaria de 150 degraus, que representa, simbolicamente, cada oração do rosário, o objetivo da instalação é tornar o acesso mais fácil para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, que enfrentam dificuldades tanto na descida quanto na subida da escadaria.
Atualmente, a gruta pertence à Mitra Diocesana de Caxias do Sul e está localizada em meio à natureza, no Travessão Santa Rita. Descoberta em 1940 por caçadores, a gruta abriga uma capela construída em 1949 por descendentes de italianos devotos de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida pela proteção aos enfermos. O frei Jaime lembra que justamente quem mais precisa acaba sendo limitado pelo difícil acesso, e que o projeto busca transformar o espaço por meio da inclusão.
O frei explica que, inicialmente, a ideia foi lançada nas redes sociais, atraindo profissionais que se uniram de forma voluntária. Ele ressalta que o projeto se tornou um sonho coletivo, viabilizado pelo compartilhamento de conhecimentos e habilidades. Atualmente, o projeto está na fase de estudos topográficos, com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Na semana passada, o secretário da pasta participou de uma reunião no local.
Além disso, foram feitas imagens aéreas com drone, que ajudam na definição do local onde o elevador será instalado. O frei também informa que, por enquanto, não há uma estimativa de custo, já que os estudos ainda estão em andamento. No entanto, reforça que a obra será financiada com recursos privados, por meio de eventos no salão da gruta e campanhas junto aos devotos.
O acesso até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes da Terceira Légua é feito por um trajeto de 16 quilômetros a partir do centro de Caxias do Sul, pela Estrada do Imigrante. O local também oferece uma trilha de aproximadamente 15 minutos pela mata, que leva até uma cascata. A visitação é gratuita e liberada, exceto no segundo domingo de cada mês, quando, há 76 anos, a comunidade local se reúne para celebrações religiosas.
