O projeto de instalação de um elevador panorâmico na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Terceira Légua, em Caxias do Sul, idealizado pelo Frei Jaime Bettega, avança com a aquisição do equipamento. Atualmente, a etapa estrutural necessária para a instalação passa por negociações finais com fornecedores.
A obra será custeada exclusivamente com recursos privados, obtidos por meio de eventos e doações. Segundo o Frei Jaime, ainda não há um custo final definido, mas as estimativas indicam que o valor não deve ultrapassar R$ 1,3 milhão. Conforme ele, um almoço beneficente será realizado no dia 8 de fevereiro, em celebração a Nossa Senhora de Lourdes, evento que ocorre anualmente e, neste ano, terá como objetivo a arrecadação de recursos para a execução do projeto.
De acordo com o organizador do almoço, Fábio Tisatto, a programação prevê a realização de uma missa às 10h, seguida do almoço, que contará com um cardápio variado. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente pela população interessada, por meio do WhatsApp (54) 9153-0855, ao valor de R$ 85.
O projeto também contempla a construção de um belvedere de vidro em formato da letra “M”, em homenagem a Maria, nome de Nossa Senhora de Lourdes, destinado à contemplação da natureza. Cerca de 20 voluntários das áreas de engenharia e arquitetura participam da iniciativa. Todas as autorizações ambientais já foram concedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), incluindo a liberação para a remoção de quatro árvores, com o compromisso de replantio de 15 mudas para cada exemplar retirado.
A gruta é conhecida pela escadaria de 150 degraus, que simboliza as orações do rosário. O objetivo do elevador é facilitar o acesso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
