A informação é do diretor da Instituição Israel Matté e foi dada durante entrevista ao Jornal da Caxias de sexta-feira (3). A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) atualmente ocupa um prédio na Terceira Légua, interior do município.
Há alguns anos era cogitada a ida da Efaserra para área da Fepagro, em Fazenda Souza. Contudo, a mudança não se concretizou. O diretor destacou que a sede atual é o local ideal para facilitar a vinda de alunos de outras cidades, uma vez que a escola também atende estudantes de 34 municípios.
Matté explicou que o espaço ocupado é alugado e está sendo negociado para que possa ser ampliado. A negociação envolve tratativas com uma associação dona do prédio e terreno, sendo estimada em cerca de R$ 2,3 milhões com recursos próprios.
Além disso, ele informou que a Efaserra está no período de inscrições abertas para recebimento de novos alunos. São 90 vagas para ingresso no Ensino Médio do próximo ano. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição. Há também possibilidade de visita ao local.
Além do Médio, os alunos cursam Técnico de Agropecuária durante os três anos, mais 400 horas de estágio. O modelo de aprendizagem adotado é o de alternância. Os estudantes permanecem uma semana na escola em regime de internato, de segunda à sexta-feira, e na outra ficam na propriedade familiar para colocar em prática a teoria.
A escola é particular com custos referentes ao internato que são subsidiados com auxílio de algumas bolsas que diminuem os custos para as famílias. Em 12 anos, a instituição já formou 232 jovens.
O modelo de ensino busca que os estudantes possam dar continuidade ao trabalho na propriedade familiar e diminua o movimento que o IBGE descreve como “envelhecimento” do campo. Entre os atrativos, de acordo com o diretor, estão a integração do Ensino Médio com o Técnico e a possibilidade da aplicação do aprendizado de sala de aula no cotidiano.
Ainda segundo Matté, a escola tem parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul com 60 bolsas mensais que auxiliam no internato dos alunos oriundos de diversos lugares do interior do município. Mais informações da instituição podem ser encontradas nas redes sociais e pelo telefone 54 99619 5495.
Acompanhe, em áudio, a entrevista na íntegra do diretor da Instituição, Israel Matté, ao Programa Jornal da Caxias desta sexta-feira (03).