O vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, refletiu sobre a necessidade de recuperação de espaços públicos e históricos de Caxias do Sul. Durante a assinatura da ordem de início das obras do Monumento ao Imigrante, Néspolo faz uma espécie de desabafo quanto as estruturas de Caxias do Sul que perderam protagonismo ao longo do tempo.
Nesse mote, o vice-prefeito lista prédios importantes do município, como a Igreja de São Pelegrino, que foi reconhecida como a igreja mural mais deslumbrante da América Latina. Também cita a Casa de Pedra e a Estação Férrea que passa por revitalizações em segunda fase de obras. No caso da Estação, ele explica que a locomotiva deve ter o restauro iniciado nos primeiros meses de 2026, Néspolo destaca que o contexto histórico do equipamento é indiscutível.
Ao relembrar o prédio do antigo Cine Ópera, o vice-prefeito demonstra descontentamento com a situação atual do local que, segundo ele, hoje poderia ser um espaço de inúmeras ativações e histórias.
Na sequência, Néspolo reflete sobre a humanização que as atividades realizadas na Avenida Júlio de Castilho estão proporcionando. Porém, complementa que tem o entendimento de que a via tem muito a melhorar para chegar ao que define como a “Júlio dos sonhos”. O vice-prefeito discorre sobre qual seria o projeto ideal.
Outro prédio importante citado por Néspolo é o da Maesa, que deve ter a licitação enviada no início de 2026, no máximo.
